Veja os modelos de bucha biela da JS Bronzinas, entenda aplicações e escolha a peça certa para seu motor com segurança
Quando você chega na etapa de avaliar a compra de uma bucha biela, é normal bater aquela dúvida: qual modelo é compatível? Existe diferença entre eles? E claro, qual fabricante entrega confiança e precisão para evitar retrabalho no motor.
Se você trabalha com manutenção, retífica, reposição ou reparo automotivo, sabe que uma escolha errada pode gerar desgaste precoce, queda de desempenho e até falhas sérias. A bucha biela é pequena, mas cumpre um papel enorme na durabilidade do conjunto.
É aqui que entra a JS Bronzinas, referência nacional na fabricação de componentes de motor. A marca oferece uma linha completa de buchas para várias aplicações, incluindo motores VW, e esse artigo vai exatamente te ajudar a navegar por esses modelos, entender as diferenças e identificar qual faz sentido para o seu caso.
Entendendo a função da bucha biela e por que ela importa tanto
A bucha biela é responsável por reduzir o atrito entre o pino e o alojamento da biela. Em outras palavras: ela garante que o movimento de sobe-e-desce do pistão aconteça de forma suave, sem desgaste excessivo e sem gerar ruídos.

Quando a bucha biela está desgastada, os sintomas aparecem rápido:
- batidas metálicas;
- perda de compressão;
- vibração no motor;
- superaquecimento e risco de travamento.
Ou seja: é um componente pequeno, mas decisivo para a saúde do motor. Por isso a escolha não pode ser por tentativa e erro. Ela precisa ser baseada em aplicação, medidas, folgas e qualidade de fabricação.
A seguir, você verá exatamente os modelos disponíveis na JS Bronzinas para essa categoria e como identificar o ideal para o seu motor.
Modelos de bucha biela da JS Bronzinas
A linha de bucha biela da JS Bronzinas apresenta uma das maiores coberturas do mercado nacional, abrangendo aplicações para motores leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, equipamentos industriais e linhas especiais.
O portfólio contempla desde motores de alta rotação até séries de grande carga, oferecendo opções nas versões STD, semiacabadas, acabadas, trapezoidais e medidas especiais.
Trata-se de uma gama desenvolvida para atender tanto motores tradicionais amplamente difundidos quanto projetos mais recentes ou aplicações profissionais de uso severo.
A seguir, veja a lista completa de modelos fornecidos pela JS Bronzinas:
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 457 PARALELA SEMI
- BUCHA DE BIELA MERCEDES OM322 SEMI
- BUCHA BIELA VOLVO ARTICULADO
- BUCHA BIELA RENAULT MASTER 2.5- 16V DIESEL
- BUCHA BIELA PERKINS 3152/4203 /6288 /6305 STD/SEM
- BUCHA DE BIELA MWM (D222/KD112/KD12) STD SEMI
- BUCHA DE BIELA VW AT1000 GOL MI STD SEMI
- BUC BIE MAXION MERCEDES/SPRINTER RANGER MOT HS2,5 +0,50 SEMI
- BUCHA DE BIELA YANMAR MOTOR 4TNV98 SEMI
- BUCHA DA BIELA MOTOR YANMAR 3TNV88 / 4TNV88 ACABADA
- BUCHA BIE KIA TOWNER NOVA / SUZUKI 1.0/ EFFA SEMI
- BUC BIELA TOBATA MOT.T8/ TR8/T9/TR9 ACABADA
- BUCHA BIELA KIA TOPIC 2.7
- BUCHA BIELA TOBATA TR5/T5 ACABADA
- BUC BIE MITSUBSHI L200 TRITON 3.2 /PAJ FULL MOT 4M41MU KIA CARN 1 SEMI
- BUC BIELA RENAUT CLIO / SCENIC / MEGANE 2,0 8V/ R19/ TRAFIC GAS
- BUCHA BIELA NISSAN / FRONTIER 2,5-16V SEMI
- BUCHA DE BIELA HIUNDAY HR MOT EURO 5 SEMI
- BUCHA BIELA MITSUBISHI PAJERO 2.8 M40 PIN 30MM SEMI
- BUCHA BIELA IVECO STRALIS TRAP SEMI
- BUCHA DE BIELA KIA K3600 HILUX PARALELA PINO 34 SEMI
- BUC BIE FIAT BRAVA 1.8/ MAREA 2.STILO 2.4/ ALFA 145 – 20V-5 CIL SEMI
- BUC BIELA MITSUBISHI L200 SPORT/FRONTIER (HPE)
- BUC DE BIE CUMMINS ISS/ISB 3.8 SERIE 2 TRAP. STD SEMI
- BUC BIE IVECO EUROTECH 740 / EURO TRACKER 450 TB SEMI
- BU BIE TOY HILUX DIESEL 3.0 MOT SW4 1KZT / 1KDFTV / 2KD 2.5 16V
- BUCHA BIELA TOYOTA HILUX 2.5 MOT 2KDF SEMI
- BUCHA BIELA TOYOTA HILUX 2.8 SEMI
- BUCHA BIELA TOYOTA HILUX 2.4
- BUCHA BIELA VW GOLF STD SEMI
- BUC BIE VOLVO TD123 EDC NL12-360 MOT. THD100/ THD101 TRAP. STD
- BUCHA BIELA GALAX/ F350 -V8 F00 SEMI
- BUCHA BIELA CRHYSLER DACOTA
- BUCHA BIELA FIAT IVECO/DUCATO 2.5
- BUCHA BIELA IVECO DAILY 3.0 ELETRONICA 3514 SEMI
- BUCHA BIELA DUCATO 2.8 TRAPEZ. EXT +0,50MM
- BUCHA BIELA FIAT DUCATO 2.3 PINO 31 TRAP (MULTIJET) SEMI
- BUCHA TRAPEZOIDAL FIAT DUCATO 2.8 MODERNA
- BUC BIE TOYOTA COROLA MOT 1ZZFE (2003/2011) VVTI / N CIVIC 1.8 16V SEMI
- BUCHA BIELA IVECO CURSOR 9 STRALLIS
- BUCHA BIELA FIAT BRAVA 4 CIL. – PINO 21
- BUCHA BIELA FIAT BRAVA 5 CIL. – PINO 19
- BUCHA BIELA BONGO 2,4 KIA SERIES MOTORS
- BUCHA BIELA YANMAR B8 ACABADA
- BUC BIE ASIA BESTA 2,7/GS2.7/3.0/SPORTAGE 2.0/2.2 TB
- BUCHA BIELA ASIA MOTORS BESTA 2,7 + 0,20
- BUCHA BIELA YANMAR B7 ACABADA
- BUCHA BIELA ASIA MOTORS BESTA 2.2
- BUCHA BIELA ASIA BESTA 2.2 +0,20 – KIA SPORTAGE SEMI STD
- BUCHA BIELA VW AUDI
- BUCHA BIELA VW AMAROK 2.0 16V TDI / AUDI 2.0 SEMI
- BUCHA BIELA MWM X12 EURO V SEMI
- BUCHA BIELA RENAULT R18/R22 TRAFIC DIESEL
- BUCHA BIELA TOBATA MOT AR70 ACABADA
- BUC BIEL VALTRA DS420/ DS620/IVECO CAM. STD/S
- BUCHA BIELA MWM ACTEON X12 – TRAPEZOIDAL
- BUC BIEL VALTRA DS420/ DS620/IVECO CAM. +0,50/SEMI
- BUCUA BIELA MOTOR MAXION HS 2.8 / RANGER SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 904/924/906/926 PINO 42MM +1,00 SEMI
- B. BIELA MERCEDES OM 904/924/906/926 PINO 42MM + 50 SEMI
- BUCHA VIRA COMPRESSOR KNOR OM447/449
- BUCHA BIELA COMPRESSOR MERCEDES OM 366 SEMI
- BUCHA BIELA SANDERO 1.6 8V/ DUSTER E OROCK 1.6 / VERSA 2.0 SEMI
- BUCHA BIELA PERKINS TQ/20-B4TB D20 AP 94 +0,50
- BUC BIELA VOLVO TD120G/TD121G/TD120GA MOT 122FS +1,00
- BUCHA BIELA FORD MOT 7.8 – FASE 3 SEMI
- BUCHA BIELA MWM 225/226/229 EXT +1,00MM SEMI
- BUCHA BIELA FIAT TEMPRA 2,0 8/16V
- BUCHA BIELA MITSUBISHI H100/L200/L300/GALLOPER/K2500 SEMI
- BUCHA DE BIELA TOYOTA 14B RETA
- BUC BIE MERC. MB180 OM615/616 AMAROK 2.0 (ADAPTAÇÃO)SEMI
- BBUCHA BIE FORD CARGO F 2 MOT 401TC PINO 41 SEMI
- BUCHA BIELA MAXION SPRINTER RANGER MOT HS2,5
- BUCHA BIELA MERCEDES EURO V +1,00 SEMI
- BUC BIELA MERCEDES OM 904/924/906/926 PINO 42MM SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES SPRINTER 2.7/ ACELO 2,2 PARALELA SEMI
- BUC BIE SCANIA DC11/DC12/114/124(TRAP.)SEMI +1,00MM
- BUC BIELA SCANIA DC11/DC12/114/124(TRAP.)SEMI
- BUCHA BIELA VOLVO NL 340- MOT TD102 FS + 1,00
- BUCHA BIELA PERKINS TQ-20-B4 4236 TB D20 APOS 94 – TRAPEZOIDAL
- BUCHA BIELA SCANIA 113 + 1,00MM
- BUCHA BIELA AGRALE MOT M790 ACABADA
- BUCHA BIELA MERCEDES OM366 (MB 709) TRAPEZOIDAL (SEMI)
- BUCHA BIELA SCANIA 111/112/113 EXT +0,50
- BUCHA BIELA JOHN DEERE MOT 3029T/4039T/6359T/5700/6059T/64014 SEMI
- BUCHA BIELA VOLVO NL 340- MOT TD102 FS
- BUCHA BIELA MWM 6.1 (X10) ASP./ TURBO + 0,20 SEMI
- BUCHA BIELA SCANIA 111/112/113 STD SEMI
- BUC BIE MERC. SPRINTER 2.7/2.2/313, 413 CDI MB OM611/612 ACCELO SEMI
- BUC BIE MWM SPRINT 2,8 4 E 6 CIL VOLARE/BLASER/S10 STD/SEMI
- BUCHA BIELA FIAT 1050/1300 PINO 20 SEMI
- BUCHA BIELA VW AP 1,8/2,0 LONGA
- BUCHA BIELA WILLYS 6 CIL
- BUCHA BIELA CATERPILLAR MOT. 3304/3306 8N0702
- BUCHA BIELA CUMMINS SERIE C + 1,00 (SEMI)
- BUCHA BIELA MWM 4,10/6,10 (X10) ASP/ TURBO +0,50
- BUC BIE MWM X10 4.10/6.10 (X10) ASP. TURB + 1,00 SEMI
- BUCHA BIELA YANMAR B9/ NB10/ NT85 ACABADA
- BUC BIELA VOLVO TD120G/TD121G/TD120GA MOT 122FS
- BUCHA BIELA PEUGEOT 405/ DODGE POLARA
- BUCHA BIELA MWM 4.10/6,10 (X10) ASP/ TURBO STD/SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 447/442/423/424/449 STD
- BUCHA BIELA PERKINS TQ-20-B4 4236 TB D20 APOS 94 SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES COMPR. OM 366 SEMI
- BUCHA BIELA PEUGEOT 504 DIESEL
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 447/442/423/424 +0,50
- BUCHA BIELA CUMMINS SERIE C ISC/ISL CT 8.3 SEMI
- BUCHA DE BIELA MITSUBISHI H100 + 0,50 SEMI
- BUCHA DE BIELA CUMMINS MOTOR 4.5 SEM
- BUCHA BIELA RENAULT MASTER 2.5- 16V DIESEL +0,50 SEMI
- BUCHA BIELA FORD CARGO PINO 41 TRAPEZ. SEMI
- BUCHA DE BIELA FORD CARGO FASE II + 1,00 PINO 41 /SEMI
- BUC BI VOLVO EDC NL12-360 MOT. THD100/ THD101 TRAPEZOIDAL +1,00MM
- BUC BI VOLVO EDC NL12-360 MOT. THD100/ THD101 TRAP 0,50MM
- BUCHA BIELA MERCEDES B CLASSE A SEMI
- BUCHA BIELA TOBATA MOT AS140/AS160 ACABADA
- BUCHA BIELA MWM 229 ( ACABADA )
- BUCHA BIELA VW GOL 1.0 GER. 5
- BUCHA DE BIELA PERKINS MOT. 6357/6358 STD/SEMI
- BUCHA BIELA FORD 6600 FASE I EXT. + 0,50 – PINO 38
- BUCHA BIE FORD CARGO FASE 2 MOT 401 TC EXT. + 0,50MM – PINO 41
- BUCHA BIELA ALFA 164
- BUCHA BIELA PERKINS 3152/4203 ( + 0,50MM )
- BUCHA BIELA PEUGEOT 306- 1.6 16V
- BUCHA BIELA VOLVO NL 10 + 1,00 SEMI
- BUCHA BIELA AGRALE MOT M90 ACABADA
- BUCCHA BIELA YANMAR NS18/ NSB18 ACABADA
- BUC. BIELA YANMAR NS11/ NSB11/NSB11T ACABADA
- BUCHA BIELA VOLVO N 10 SEMI
- BUCHA BIELA FIAT/ IVECO 190 SEMI
- BUCHA BIELA YANMAR NS90/ NSB90/ NSB90R ACABADA
- BUCHA BIELA PERKINS 4236/6354/4248/QB20
- BUCHA DE BIELA PERKINS 6357/6358 EXT. +0,20
- BUCHA BIELA PERKINS 3152/4203/6288/6305 EXT +0,20
- BUC BIE FORD 256 OHV 4600/4610/6600 FASE I- PIN 38 STD/SEMI
- BUCHA DE BIELA MWM D222/KD112/KD12 EXT +0,20
- BUCHA BIELA MWM225/226/229 EXT +0,20
- BUCHA BIELA FIAT/ARGENTINO 1500
- BUCHA BIELA VW KOMBI / SAVEIRO DIESEL
- BUCHA BIELA MB OM 355 STD SEMI
- BUCHA DE BIELA MWM TD229 TURBO
- BUCHA DE BIELA VOLVO FH13 SEMI TRAP ESP STD SEMI
- BUCHA DE BIELA TORO DIESEL SEMI TRAP.
- BUCHA DE BIELA MERCEDES OM447 TRAPEZ. SEMI
- BUCHA DE BIELA RENAULT CLIO / LOGAN 1.04 CIL. SEMI
- BUCHA DE BIELA SCANIA 124/DC13 EURO III/ /IV / V SEMI
- BUCHA DE BIELA CUMMINS ISF SEMI
- BUCHA BIELA NOVA S10 MOT DURAMAX SEMI
- BUCHA DE BIELA GM CAPITIVA 2.4 ECOTEC SEMI
- BUCHA BIELA IVECO CURSOR 13 APÓS 2011 SEMI
- BUCHA BIELA JOHN DEERE COLHEITADERA 3520 MOT 6090T SEMI
- BUCHA BIELA CUMMINS ISL/ ISS /ISF3.8 SEMI
- BUCHA BIE FORD TRANSIT 2.2 RANGER 2.2 PINO 30MM TRAP SEMI
- BUCHA BIELA MAN /VW D08 CONSTELATION SEMI
- BUCHA DE BIELA CUMMINS ISF/ISL 2.8 EURO V SEMI
- BUC. BIE YANMAR NS50/ NSB50/ NT75B/ ACABADA
- BUCHA BIELA YANMAR NS75/ NSB75 ACABADA
- BUCHA BIELA YANMAR B10 ACABADA
- BUC. BIE YANMAR NS50/ NSB50/ NT75B/ ACAB. EXT. +1,00
- FIAT IVECO CAM. 70 /130 STD SEMI
- BUCHA BIELA CUMMINS SERIE B EXT +0,50 SEMI
- BUCHA BIE CHEVROLET CAPITIVA AWD 3.6 24V. 08/10 HFV6 261CV GAS SEMI
- BUC BIE SUZUKI VIT./ CHEV TRACKER/ M. PEUGEOT 2.0 2003/2004 PINO 27 SEMI
- BUC BIE FIAT 1.4/TJET/1.4 8V/ T JET /FIRE EVO/ PUNTO SEMI
- BUCHA BIELA CUMMINS SERIE B
- BUC BIE KIA SORENTO 2.5 16V D4CB CRDI DIESEL /HR13 SEMI
- BUCHA BIELA RENALT MASTER 2.3 16 V SEMI
- BUCHA DE BIELA IVECO TL 60/65/70/75/85/95/100 SEMI
- BUCHA BIELA KIA SPORTAGE 2.0/16V GAS. SEMI
- BUCHA BIELA GM CHEVROLET PRISMA/ONIX 1.0/1.4 SEMI
- BUC BIE FORD TRANSIT 2.4 16V/RANGER 3.2 20V/TCDI TRAP SEMI
- BUCHA BIELA YANMAR AE1 – EXT. 1,00MM
- BUCHA BIELA VW 1300/1500/1600 SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM355 EXT. 0,50 SEMI
- BUCHA BIELA YANMAR AE1 ( ACABADA )
- BUCHA BIELA VW 1300/1500/1600 EXT.+0,20
- BUCHA BIELA VW AP 1.5/1.6
- BUCHA BIELA PERKINS 4236/6354/4248/QB20 STD/SEMI
- BUCHA BIELA MWM TB232V12/V12B
- BUCHA BIELA MWM 225/226/229 EXT STD SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM322 EXT 0,20 SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 312/321/324 + 0,20 SEMI
- BUCHA BIELA MB OM314/352/364/366 EXT +1,00MM SEMI
- BUCHA BIELA CRHYSLER DODGE DART SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM314/M3140/352/364/362 +0,20 /SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM314/M3140/352/364/362 +0,50 /SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM314/M3140/352/364/362 STD/SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES OM 312/321/324 SEMI
- BUCHA BIELA FORD FIESTA SUPERCHARGER SEMI
- BUCHA BIELA MWM X12 TRAP SEMI +0,50
- BUCHA BIELA VOLVO ARTICULADO ( EXT.+ 1,00 )
- BUCHA DE BIELA TOYOTA 14B TAPEZOIDAL SEMI
- BUCHA BIELA MWM 225/226/229 EXT +0,50MM SEMI
- BUCHA BIELA MERCEDES BENS EURO V (924/926) PINO 44 SEMI
- BUCHA BIELA CATERPILLAR 3304/3306 PINO 43 SEMI
- BUCHA BIELA M BENZ 904/906 PINO 40MM SEMI
- BUCHA BIELA MITSUBISHI L200 TRITON 2.4 16V DIESEL SEMI
- BUCHA BIELA FIAT DUCATO 2.3 PINO 31 TRAP (MULTIJET) +1,00MM SEMI
- BUCHA BIELA JOHN DEERE 4045 STD SEMI
- BUCHA BIELA RENAULT LOGAN 1.6 8V MOT KM7 2013/2015 SEMI
Como escolher o modelo ideal de bucha biela (guia prático)
Aqui entra a parte mais importante para você que está na fase de avaliação de compra.
Escolher a bucha biela certa depende de quatro fatores principais:
1. Modelo exato do motor
Não basta saber a marca do veículo. É preciso o código do motor, seu ano e, quando possível, a versão técnica. Os motores VW, por exemplo, têm diferenças de medidas mesmo dentro da mesma cilindrada.
2. Medidas internas e externas
Uma escolha incorreta pode causar:
- folga excessiva;
- travamento;
- desgaste precoce;
- perda de pressão de óleo.
Ao substituir, confira:
- diâmetro interno;
- diâmetro externo;
- comprimento;
- posição da furação de lubrificação;
- se o motor está em medida STD, +0,20, +0,50 etc.
3. Condição do motor antes da troca
Se o alojamento da biela está ovalizado, por exemplo, não adianta colocar uma bucha nova — será preciso retífica.
4. Tipo de uso do veículo
Motores turbo, preparados ou usados em alta carga pedem buchas com resistência térmica e mecânica maiores.
Por que escolher uma bucha biela JS Bronzinas?
Aqui entra o ponto decisivo: autoridade e confiabilidade.
A JS Bronzinas é reconhecida no mercado por:
- utilizar usinagem CNC de alta precisão;
- fabricar peças com ligas resistentes à fadiga e altas temperaturas;
- manter padrões rigorosos de controle dimensional;
- dispor de grande catálogo para motores nacionais e importados;
- oferecer constância de qualidade lote a lote.
Para motores VW — especialmente os da linha AP, EA111 e 1.0 16V — a marca é referência entre retíficas e oficinas que buscam peças de reposição com menor índice de retorno.
Além disso, como fabricante, a JS garante:
- rastreabilidade;
- padronização;
- suporte técnico;
- disponibilidade contínua de aplicações.
No fim das contas, isso reduz retrabalho, aumenta a vida útil do motor e entrega o que realmente importa: confiança na montagem.
Encontre sua bucha biela ideal com a JS Bronzinas
Se você está pesquisando para decidir qual bucha biela comprar, agora já tem uma visão clara dos modelos disponíveis e dos critérios que importam na escolha.
A JS Bronzinas é referência no segmento porque alia precisão, durabilidade e variedade de aplicações. Isso dá segurança tanto para quem monta quanto para quem quer um motor mais durável no uso diário.
Quando você escolhe uma bucha biela da JS, escolhe um componente que respeita tolerâncias, mantém padrões técnicos e oferece o desempenho que o motor precisa para trabalhar com suavidade.Se quiser, posso montar também uma tabela técnica completa, com medidas, aplicações e características de cada modelo da lista.
